Magia


Ao longo de toda a grande série de Final Fantasy, a magia sempre esteve fortemente presente e influenciando constantemente na história e nos personagens.

Essa energia mágica, em sua maioria, tornou-se um fator comum entre os títulos, com as mesmas magias aparecendo títulos após título. Entretanto, em alguns jogos, os nomes das magias sofreram alterações, como no caso de Blizzara que é chamada de Ice2 em alguns jogos.

Em Final Fantasy RPG é abordado a listagem mais comum de nomes, utilizando nomes específicos para cada magia e não as numerando de acordo com seu grau de poder.

Outra coisa comum ao longo das séries, o modo como as magias são agrupadas: em Escolas. Os Jobs possuem acesso restrito às magias que estão agrupando dentro da escola que possuem conhecimento, ou mais de uma dependendo do Job. Mesmo assim, isso também apresenta significativas alterações entre cada um dos jogos, variando alguns nomes e agrupamentos, como no caso da Green Magic que foi criada para enfraquecer inimigos e fortalecer aliados, pegando para si magias que, comumente, pertenciam à outras escolas.

Padronizando as Escolas mais comuns de magia, o Final Fantasy RPG possui 8 grandes escolas mágicas: Magia Negra, Magia Branca, Magia do Tempo, Magia Vermelha, Magia Azul, Magia de Encantamento de Lâmina, Magia Intuitiva e Magia Summon.


Magia Negra

Preto é a cor da destruição. Praticantes da Magia Negra possuem controle dos elementos, moldando-os em muitas formas de ataques ofensivos e debilitante.

NÍVEL 5
Blizzaga
Curse
Firaga
Scourge
Stone
Thundaga

NÍVEL 6
Death
Flare
Quake
Siphon
Watera

NÍVEL 7
Freeze
Nuke
Pain
Toad
Venom

NÍVEL 8
Break
Scathe
Doomsday
Meltdown
Ultima

NÍVEL 1
Blind
Blizzard
Fire
Poison
Sleep
Thunder

NÍVEL 2
Dark
Elemento Espinhos
Lock
Rasp
Water

NÍVEL 3
Blizzara
Fear
Fira
Thundara
Zombie

NÍVEL 4
Bio
Debarrier
Despair
Drain
Osmose
Watera


Magia Branca

O poder do Branco é o poder da própria vida. Como um contraste contra os excessos destrutivos da Magia Negra, a Magia Branca cura quando o Mago Negro fere, protege quem o Mago Negro enfraquece. Os Magos Brancos são restritos em termos de ofensiva direta, mas suas habilidades de suporte deixam essa balança equilibrada.

NÍVEL 1
Aero
Cure
Element guard
Poisona
Scan
Sight

NÍVEL 2
Berserk
Blink
Fade
Faith
Stona

NÍVEL 3
Aera
Cura
Bravery
Null Element
Protect Silence

NÍVEL 4
Confuse
Dispel
Raise
Ruse
Shell

NÍVEL 5
Aeraga
Banish
Protectga
Curaga
Mini
Reraise

NÍVEL 6
Absorb
Aura
Charm
Esuna
Shellga
Vanish

NÍVEL 7
Arise
Reflect
Renew
Resist
Wall
Weaken

NÍVEL 8
Holy
Rebirth
Shield
Whirlwind
Vaccine


Magia do Tempo

Algumas vezes chamada como “Magia Cósmica” ou “Magia de Efeito”, a Magia do Tempo deriva seu poder da manipulação e da distorção do espaço e do tempo.

NÍVEL 1
Burn Ray
Hold
Sprint
Escape
Tractor
Yawn

NÍVEL 2
Float
Gravity
Meteorite
Slow
Speed

NÍVEL 3
Immobilize
Ray Bomb
Regen
Teleport

NÍVEL 4
Comet
Demi
Flight
Haste
Slowga

NÍVEL 5
Disable
Exit
Flare Star
Remove
Time Slip

NÍVEL 6
Hastega
Quarter
Quasar
Stop
Temporal Shift

NÍVEL 7
Warp
Quicken
Return
Shockwave Pulsar
X-Zone

NÍVEL 8
Black Hole
Celestial Statis
Meteor
Old
Quick


Magia Vermelha

Uma mistura útil de várias escolas de magia, a Magia Vermelha tem uma grande variedade de magias Negras, Brancas e do Tempo em sua lista para obter uma flexibilidade incomparável no campo de batalha.

Nível 1
Aero
Blind
Blizzard
Cure
Fire
Poison
Poisona
Scan
Sleep
Thunder

Nível 2
Berserk
Blink
Element Spikes
Float
Lock
Rasp
Slow
Stona
Water

Nível 3
Aera
Blizzara
Cura
Fira
Immobilize
Protect
Regen
Silence
Thundara
Zombie

Nível 4
Basuna
Bio
Confuse
Dispel
Drain
Haste
Osmose
Raise
Ruse
Shell
Slowga
Watera

Nível 5
Aeraga
Blizzaga
Curaga
Disable
Firaga
Mini
Protectga
Stone
Thundaga
Time Slip

Nível 6
Charm
Esuna
Flare
Hastega
Quake
Syphon
Shellga
Stop
Waterga
Vanish

Nível 7
Arise
Freeze
Nuke
Pain
Reflect
Renew
Toad
Wall
Venom

Nível 8
Break
Meltdown
Meteor
Old
Shield
Whirlwind

Magia Azul

Nem toda a magia no mundo se origina nas mãos humanas. Monstros e outras criaturas de origem mágica praticam sua própria forma única de modelar à magia, podendo liberar poderes mágicos devastadores apenas como um simples reflexo.

Goblin Punch
Transfusion
Reflect Null
Self Destruct
Laser Eyes
Choco Ball
Red Feast
Leap
Hastebreak
Night
Flame Thrower
Flash
Poison Gas
Blaster
Ultra Waver
Death Force
Dragon Force
1000 Needles
Magic Hammer
Drill Shot
Force Field
Revenge Blast

Roulette
Limit Globe
Homing Laser
Seed Cannon
Condemned
Frost
Matra Magic
Stare
Thrust Kick
Acid
Mustard Bomb
Lilliputian Lyric
Level 4 Holy
Aqua Breath
Electrocute
Fire Breath
Level 3 Confuse
White Wind
Level 3 Def-Less
Dischord
Pond’s Chorus
Level 4 Flare
Degenerator

Earth Shake
Angel Snack
Twister
Bad Breath
Rippler
Cry In The Night
Gatling Gun
Wall Change
Level 5 Doom
Level 2 Old
Angel Whisper
Magic Breath
Level 4 Suicide
Heaven’s Catarect
Stone Breath
Shadow Flare
Might Guard
Annihilator
Mortar
Death Claw
Grand Train
Storm Cannon


Magia de Encantamento de Lâmina

A Magia de Encantamento é um parente próximo da Magia Negra, armazenando as magias negras elementais mais destrutivas nas armas que o lançador maneja, para serem liberadas assim que entrar em contato com o oponente.

Embora o uso da arma como um condutor permite que tais magias sejam lançadas com mais facilidade quando comparada com sua contraparte “pura”, uma considerável quantia de pontos na perícia daquela arma é necessário para maximizar essa vantagem.

Sendo apenas de domínio dos Cavaleiros Mágicos, um número muito limitado de Magos Negros e Vermelhos (conhecidos como “Feiticeiros”) também estão aprendendo a usar esta escola de magia.

Salvos os casos onde a explicação diga o contrário, as Magias de Encantamento funcionam apenas uma vez, para um único ataque e depois deve ser lançado novamente pra outro ataque posterior.

LINHA ELEMENTAL
Enblizzard
Enfire
Enholy
Enstone
Enshadow
Enthunder
Envenom
Enwater
Enwind

LINHA DE STATUS
Blind Strike
Poison Strike
Sleep Strike
Berserk Strike
Slow Strike
Silence Strike
Zombie Strike
Confuse Strike
Curse Strike
Mini Strike
Stone Strike
Stop Strike
Toad Strike
Frozen Strike
Heat Strike
Pain Strike
Venon Strike

LINHA DE EFEITOS
Drain Strike
Meltdown Strike
Osmose Strike
Dispel Strike
Gravity Strike
Rasp Strike
Siphon Strike
Signet
Death Strike

LINHA SUPREMA
Quake Strike
Whirlwind Strike
Black Hole Strike
Flare Strike
Ultima Strike


Magia Intuitiva

Em Final Fantasy, a maioria das magias é bem rígida, dividida em grupos específicos de magias onde os efeitos já estão definidos e são imutáveis. Isto não quer dizer que não haja espaço para criatividade. Contudo, contando com a experiência, lançadores de magia veteranos podem criar todo tipo de truques, ilusões e outros tipos de feitiços variados. Em FFRPG este tipo de magia é conhecido como Magia Intuitiva.

Exemplos válidos destes usos podem incluir efeitos como “remodelar as colunas de uma escada para nos levar ao nível superior”, “Criar uma ponte com as plantas e raízes dos arredores para carregarem um grupo sobre um abismo”, “Transferir mana o suficiente para a Skystone para levantar a aeronave do chão”, ou “Criar uma explosão espetacular!”.


Magia Summon

Uma característica marcante em todo jogo de Final Fantasy é a presença de enormes criaturas que respondem ao auxílio aos personagens. Summons, Aeons, Espers… Seja qual for o nome, os Summons sempre são lendárias invocações de criaturas fascinantes, com poderes incríveis.

Por se tratar de um poder extremamente peculiar e especiais, são poucos Jobs que possuem a capacidade de lidar com estas criaturas.

Os Summoners são os verdadeiros mestres nesta escola arcana, tendo o dom de trazer os Summons para o nosso plano e ainda controla-los à sua vontade, pelo tempo que precisarem. Já os Invocadores (Branco ou Negro) possuem apenas um fragmento do dom de um Summoner, podendo apenas os invocar por curtos periodos de tempo, o suficiente para a criatura realizar uma ação e desaparecer.

FFRPG possui uma vasta lista de Summons disponíveis para os personagens jogadores, coletados ao longo de toda a série eletrônica. Para ver a lista completa dos Summons padrões do Livro Báscio de Final Fantasy RPG visite o link Summons.