FFRPG


Já pensou em transportar toda a magia de um jogo eletrônico de Final Fantasy para um RPG de mesa?   O Final Fantasy RPG tem justamente essa intenção: transportar os jogadores para qualquer um dos muitos mundos de Final Fantasy.   Por se tratar de um livro básico de regras, o FFRPG não é focado em apenas um das dezenas de títulos dos jogos oficiais, mas serve para dar embasamento fiel para que mestres e jogadores sejam capazes de se aventurar em qualquer um dos cenários épicos.

Atualmente, o material disponibilizado é o Livro Básico de FFRPG 3.5, contendo páginas e explicações para mestres e jogadores, novatos ou experientes, tanto em rpg quando com a série. Qualquer um que tenha a fantasia dentro de si é capaz de despertá-la com os encantamentos lançados em cada uma das páginas do Final Fantast RPG.

Apenas para fins de esclarecimentos breves sobre o material, abaixo é possível conferir um breve resumo sobre o sistema e sobre os capítulos do livro básico.

Final Fantasy RPG 3.5
Final Fantasy RPG 3.5 – Screenshot das páginas do livro versão Digital.

Os Capítulos

Livro Básico de Final Fantasy RPG é dividido em Introdução, seguido de dez capítulos e cinco apêndices, cada um cobrindo um aspecto do FFRPG em detalhes.

Capítulo 0 – Introdução apresenta uma breve explicação de como utilizar este livro, além de um sucinta linha cronológica sobre os jogos de FF e seus títulos.

Capítulo 1 – Guia de Jogo introduz a mecânica utilizada no Final Fantasy RPG. A maioria das informações aqui é mais detalhada nos capítulos posteriores, e deve ser considerado como essencial para qualquer um interessado em jogar este jogo.

Capítulo 2 – Criação fala sobre o processo de criação de um personagem passo-a-passo, oferecendo um ponto inicial lógico para começar as explorações do resto do livro básico. Ele também engloba o avanço do personagem, assim como detalha como criar um personagem inicial mais experiente.

Capítulo 3 – Raças dá uma visão sobre as várias raças de Final Fantasy, discutindo fisiologia e cultura assim como também oferece observações concretas para interpretação e dando conselhos para aqueles interessados em explorar as possibilidades oferecidas por personagens não-humanos.

Capítulo 4 – Jobs introduz as profissões do FFRPG, seus poderes e talentos.

Capítulo 5 – Perícias descreve as Perícias de Final Fantasy RPG, incluindo suas aplicações e limitações.

Capítulo 6 – Equipamentos apresenta os equipamentos. Além de possuir uma lista completa de Armas, Armaduras, Acessórios e Itens, ele também fala sobre as lojas e dinheiro no universo Final Fantasy.

Capítulo 7 – Combate explica sobre os combates e todas as coisas associadas a ele; incluindo dano, morte, condições anormais e acontecimentos inesperados.

Capítulo 8 – Magia cobre a Magia de Final Fantasy, e possui uma grande lista de todas as Magias utilizadas pelos Magos Negros, Brancos, Vermelhos, Azuis e do Tempo.

Capítulo 9 – Aventurando cobre a vida de aventureiros, incluindo descanso e recuperação, viagem, cidades e desafios.

Capítulo 10 – Mestrando é dedicado somente ao Mestre; entre outras coisas, ele contém conselhos importantes para um Mestre iniciante, regras expandidas para o jogo de uma campanha, e um número de ferramentas úteis para criação de novas raças, equipamentos e armadilhas.

Apêndice I – Perícias Técnicas serve como um suplemento para algumas Perícias apresentadas no Capítulo 5, cobrindo uma grande variedade de Perícias Técnicas e suas aplicações.

Apêndice II – Criação de Monstros apresenta regras para “faça você mesmo o seu monstro”, guiando os Mestres através do processo para criar inimigos ameaçadores para seus jogadores desafiarem em um combate mortal.

Apêndice III – Summons possui uma grande variedade de Magias Summon, incluindo as poderosas criaturas que podem ser invocadas em combate.

Apêndice IV – Narrando oferece sugestões e regras para enfatizar os aspectos de narração do FFRPG.

Apêndice V – Modelos de Fichas é uma coleção de fichas criadas para o uso de Mestres e Jogadores.

Finalmente, as últimas poucas páginas do Livro de Regras são dedicadas ao Sumário. Todos os termos importantes, nomes e conceitos dentro do livro estão listados para referência rápida.

Final Fantasy RPG 3.5
Final Fantasy RPG 3.5 – Screenshot das páginas do livro versão Digital.