FFRPG MCS e Gerenciador de Combate

O FFRPG, escrito pelo grupo gringo Returners e traduzido pela Fernanda Parker, é a adaptação mais fiel ao RPG de mesa dos jogos eletrônicos da série Final Fantasy. Contudo, a tarefa de converter tão fielmente não é das mais fáceis. O mestre de jogo se vê com dois grandes desafios: preparar as sessões e conduzi-las com agilidade. Por causa das tabelas e contas matemáticas, fica dificil para o mestre se concentrar no que realmente interessa: a diversão. E para ajudar a faszer isto, trazemos duas ferramentas de apoio: o FFRPG MCS (gerador de monstros) e o Gerenciador FFRPG (gerenciador de batalhas).
O FFRPG MCS foi plenamente escrito por mim, e o nome MCS( Monster Construction System) é uma homenagem à versão original do FFRPG. O programa ajuda a criar e gerenciar monstros e suas habilidades, através de uma interface intuitiva. Além de criar os monstros, o programa os armazena em um banco de dados, permitindo ao mestre ver, editar ou mesmo apagar os monstros já escritos, criando seu próprio bestiário adequado a sua campanha. Além disso, o mestre pode importar e exportar monstros, enciando suas criações a outros mestres ou copiando automaticamente os monstros de outros mestres, somando os monstros destes aos seus.
Já o Gerenciador é uma criação da equipe original dos Returners, que consegue agilizar os combates do sistema, calculando iniciativa, gerindo condições de status, calculando chances de acerto e danos. De forma geral, a planilha faz todo o trabalho matemático do sistema, liberando o mestre para tornar os combates mais fluidos e narrativos. Um detalhe foi adicionado por mim à ferramenta original: a possibilidade de utilizar o FFRPG MCS para rapidamente modelar os encontros com os monstros criados naquela ferramenta.
By Bruno Carvalho de Paula

 

Espero que todos gostem do material e possam usa-los para complementar seus jogos.

Para fazer download dos arquivos visite a página Fan Area.

Deixe uma resposta